Porque as Possibilidades fazem Parte da Vida
PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO
TRANSTORNO DEPRESSIVO
A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, sensação de vazio persistente, apatia ou estado de irritação, acompanhado de alterações no funcionamento do corpo, pensamentos e funções cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo.
O que difere entre eles são os aspectos de duração, ocasiões que se apresentaram ou o que as ocasionou.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Os transtornos de ansiedade podem apresentar sintomas que são divididos em: sintomas subjetivos - referentes à percepção de sensações desconfortáveis como angústia, inquietação, preocupações excessivas, medo ou pavor; e sintomas físicos - referentes às sensações corporais como aperto no peito, palpitação, falta de ar, náusea, cólica abdominal, transpiração excessiva, tontura, tremores, calafrios ou formigamentos.
DISFUNÇÕES SEXUAIS
A disfunção sexual pode caracterizar-se por uma alteração no desejo, na presença ou manutenção da excitação e resposta à mesma, na capacidade de obter o orgasmo.
No homem, os sintomas mais comuns são as dificuldades na obtenção ou manutenção da ereção, alterações na ejaculação, que pode ser ausente, retardada ou prematura. Na mulher, predomina a diminuição do desejo sexual, a incapacidade de obter o orgasmo, a lubrificação vaginal insuficiente e a dificuldade no relaxamento desta musculatura, dificultando ou impedindo a penetração.
De um modo geral, podem ser classificadas em quatro categorias: as que afetam o desejo sexual, as que interferem com a estimulação sexual, a disfunção eréctil e as alterações do orgasmo.
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Os transtornos alimentares constituem um conjunto de diferentes quadros que se caracterizam por alterações nos comportamentos alimentares.
Os principais transtornos são a anorexia – perda intensa e intencional de peso; dietas restritivas; distorção da imagem corporal. E a bulimia – condutas recompensatórias inadequadas após episódios de ingestão de comida.
AUTOLESÃO E IDEAÇÃO SUICIDA
O comportamento auto lesivo não apresenta a intensão de suicidar-se, mas pode estar relacionado a uma ideação suicida, uma vontade de desaparecer ou, contrariamente, de fazer parte. A autolesão, que pode apresentar-se através de várias ações (ocasionar machucados, quedas, ferimentos, cortes, queimaduras...), pode ser considerado um alívio da dor psicológica gerada por inúmeros motivos, tais como abusos, violências, negligencias, ansiedade, depressão, entre outros.
DEPENDÊNCIAS E VÍCIOS
A dependência é um estado em que o corpo físico ou mental se apresenta a necessidade de uma substância ou comportamento específico.
A dependência pode ser causada por drogas, álcool, jogo, pornografia ou outros comportamentos caracterizados pela compulsividade.
O vício é um comportamento repetitivo que pode ser prejudicial à saúde física e mental, podendo apresentar uma variedade de fatores, como estresse, ansiedade, tédio, comportamento violento e agressividade.
O vício pode ser caracterizado por hábitos mais comuns, como fumar, beber, jogar videogames ou navegar na internet.
PERDA E LUTO
O luto é uma reação natural à perda e tem como objetivo adaptarmo-nos à vida depois dessa perda. Pode ocorrer quando morre um familiar ou amigo/a, um animal de estimação. E também, quando perdemos uma relação significativa (por exemplo, uma separação, divórcio) ou na sequência de outras experiências de perda (por exemplo, a perda de emprego, o diagnóstico de uma doença grave, infertilidade).
CONDIÇÕES CRÔNICAS
As doenças crônicas não afetam apenas o corpo físico, mas também têm um impacto significativo na saúde mental dos pacientes.
A incerteza em relação ao futuro, as limitações físicas, a dor crônica e os desafios constantes de gerenciar a condição podem levar a problemas emocionais, como ansiedade e depressão.
Além disso, muitos pacientes enfrentam estigmatização e discriminação devido às suas condições, o que pode agravar ainda mais os problemas de saúde mental.
DEMAIS QUEIXAS QUE OFERTO ATENDIMENTO
Saúde Mental
Abuso Sexual
Transtornos Sexuais
Auto-conhecimento
Síndrome de Burnout
Timidez
Dificuldades de comunicação
Dependência Afetiva
Orientação e Reorientação Profissional
Orientação para Pais
Síndrome do Pânico
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Transtorno de Estresse Pós-traumático
Transtornos Fóbico
Transtorno de Personalidade Borderline
Dificuldades em tomar decisões
Inseguranças
Culpas
Ciúmes
Desorganização
Empatia
Estresse
Habilidades sociais
Insônia
Irritabilidade
Mudanças de hábitos e atitudes
Rejeição
Resiliência
Procrastinação
Identificação de emoções e sentimentos
Autoestima baixa
Administração de Conflitos
Acompanhamento Psicológico para pacientes que realizam outros tratamentos de saúde (preparação cirúrgica, quimioterapia, radioterapia e hemodiálise).